Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça elabora notificação que será enviada a Enel. Em junho, Enel foi multada em R$ 13 milhões pelo apagão do ano passado. São Paulo continua sem luz 48h depois de um temporal
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça vai notificar a Enel e cobrar explicações sobre sua atuação durante o apagão do fim de semana em São Paulo.
A notificação está sendo redigida pelo órgão após a queda no fornecimento de energia elétrica e de críticas de que a Enel colocou menos carros para a manutenção e restabelecimento do serviço.
O secretário Nacional do Consumidor (Senacon) do MJ, Wadih Damous, se reuniu com sua equipe para tratar sobre o caso.
"Estou reunido com a equipe para elaborar os eixos da notificação", disse ele, após confirmar ao blog que irá notificar a distribuidora.
A partir da notificação, a empresa terá prazo para se defender e, só depois disso, é que a secretaria pode elaborar medidas e aplicar punições.
O histórico da Enel não é positivo. Em junho, a empresa foi multada em R$ 13.067.441,04 pela Secretaria Nacional do Consumidor pelo apagão de novembro de 2023.
A penalidade foi aplicada por conta das falhas na prestação de serviço na capital e Grande SP.
Pouco antes, em maio deste ano, o então presidente da Enel, Max Xavier Lins, renunciou ao cargo. Max estava na presidência desde novembro de 2018.
Vista do cruzamento da Avenida Henrique Schaumann com a Rua Teodoro Sampaio com os semáforos desligados por falta de energia elétrica, na zona oeste de São Paulo, no domingo, 13 de outubro de 2024.
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO